História

O Instituto Maria Imaculada foi fundado no dia 24 de maio de 1963, na cidade de Barbacena, a "Cidade das Rosas".

No início funcionou como Escola Doméstica, junto ao Instituto Tenente Ferreira dos Salesianos.

Em 1965, na Avenida Pereira Teixeira, foi lançada a pedra fundamental do edifício que abrigaria as candidatas à vida religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora, com o nome de Instituto São José.

Só no dia 24 de maio de 1970, as Irmãs passaram a residir em uma casa situada diante do prédio em construção. Em julho deste mesmo ano iniciam o Curso de Monitores para Alfabetização de Adultos e em agosto o Curso de Admissão ao Ginásio. Nesta mesma época iniciam também com muito entusiasmo, o Oratório Diário, a Catequese nas Paróquias e nas periferias da Cidade.

Em 1971, ainda com o prédio em construção, inicia-se um internato para meninas carentes da região, a 5ª série diurna e noturna mista, um curso de corte e costura, datilografia e palestras semanais para Mães.

No dia 08 de dezembro de 1971, foi inaugurado o belíssimo prédio, que por desejo expresso de Sr. Sabino José Ferreira, insigne benfeitor, recebeu o nome de INSTITUTO MARIA IMACULADA. Na ocasião, foi celebrada a Santa Missa, seguida da Bênção do edifício e apresentações artísticas. Estavam presentes Superioras, Irmãs e Autoridades Civis e Religiosas.

Em 1972 tem início o Jardim de Infância "Chapeuzinho Vermelho", que logo se tornou conhecido pela dedicação das Irmãs e Professores.

Em 1979, o Curso de 1º Grau recebe autorização para gradativa implementação, porém, em 1983 já estava funcionando com todas as séries.

Em 1987, motivos econômicos levaram o Instituto Maria Imaculada à supressão da segunda fase do 1º grau.

Com o auxílio da Inspetoria Madre Mazzarello, de benfeitores, da Fundação Maria Imaculada, da Associação Carlo Marchini e do Movimento Missionário Jesus no próximo, em 1994, o IMI passa a acolher a população carente de Barbacena, no Oratório Madre Morano, que atende crianças e adolescentes, no período da manhã e da tarde, oferecendo-lhes, gratuitamente, reforço escolar, aulas de bordado, dança, pintura, capoeira, canto, trabalhos manuais, culinária e as principais refeições diárias.

Já em agosto de 1998, no período da noite, inicia o Curso de Alfabetização de Adultos, onde Irmãs e professores voluntários, oferecem a oportunidade àqueles que ainda desejam aprender a ler e a escrever.

Hoje, o Instituto Maria Imaculada continua sua trajetória com uma excelente equipe de profissionais que, seguindo os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, educam a criança e jovem para que eles.realmente sejam "bons cristãos e honestos cidadãos".