Notícias

Dica do setor de Orientação Educacional

5 truques cientificamente comprovados para combater a procrastinação e não enrolar nos estudos

Estou tentando escrever esse post desde a hora que cheguei à redação, de manhã. Das vezes que comecei a pensar nele, acabei indo resolver outra coisa ou simplesmente me distrai com algo que me falaram. Eis aí, caros leitores, um exemplo de como “procrastinar”, palavrinha estranha que significa “adiar algo”, ou, no bom português, enrolar. Agora, voltei do almoço e estou determinada a fazê-lo, de uma vez por todas.

Se você também tem a tendência de postergar tarefas, como, por exemplo, aquela lista de exercícios de matemática que está há séculos na sua mochila, saiba que existem truques que podem ajudá-lo a combater a procrastinação. A ideia deste post veio depois de ler o artigo “5 Easy Tricks For Beating Procrastination, Backed By Research”, escrito por Eric Barker, criador do site Barking Up the Wrong Treeque reúne perguntas do cotiano respondidas com base na ciência. Existem vários estudos sobre esse comportamento inconveniente… Aliás, fato interessante: os próprios pesquisadores fazem graça com a procrastinação no meio acadêmico… Afinal, até os resultados dessas pesquisas podem atrasar graças ao hábito de enrolar.

Adaptadas à rotina do vestibulando, confira abaixo as principais maneiras de lutar contra a procrastinação, de acordo com a ciência:

1) Tenha uma agenda ou algum caderninho que você pode usar para anotar suas tarefas e faça planos específicos, com data e hora (sim, bem específico). Só fazer a lista não adianta. Quando você coloca um prazo certo, sua produtividade aumenta. Afinal, existe um direcionamento e você pode se comprometer mais diretamente. Aproveite para colocar no papel o passo a passo do que você precisa fazer.

5 truques cientificamente comprovados

2) Pensar em passar uma tarde inteira estudando física assusta, né? A chance de abandonar essa ideia vai ser grande. Mas, se você destinar, por exemplo, apenas 1 hora do seu dia, as chances de desanimar são menores. E 1 hora é melhor do que nenhuma, certo? A ideia da dica é essa. Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos de tempo, você vai ver que ela nem era tão ruim assim e que você já poderia tê-la resolvido há muito mais tempo.

3) Quando perceber que procrastinou, não se odeie. Perdoe-se. Aceite e bola pra frente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a se tornar mais produtivo.

4) Seu trabalho não vai ficar melhor no futuro do que como ele ficaria se você o fizer agora. Uma das causas da procrastinação é a tendência de a pessoa se cobrar muito. “Tenho que ter um tempão livre para fazer essa atividade porque ela tem que estar perfeita!” ou “Hoje não estou tão bem assim e o trabalho vai sair horrível” são pensamentos que você deve evitar. Tente não exigir tanto de você e verá que será bem mais fácil começar algo.

5) Recompensar-se por fazer coisas que você não quer pode ser um motivador poderoso. Não coma o chocolate antes da tarefa. Diga que vai dá-lo de presente a si mesmo depois que terminar o que está fazendo. Valem como “presentes”: 5 minutinhos de pausa nos estudos para rolar o feed do Facebook ou dar aquela checada no WhatsApp, uma ida ao cinema depois de terminar os estudos do dia ou até uma soneca à tarde se você conseguir adiantar a lição de casa. Seja criativo nessa hora. Quanto mais legal, mais motivador! ;)

 

Autor: Carolina Vellei
Referência: Guia do Estudante