ENCONTROS DAS ESCOLAS DA IMM – 2017

            Os meses de fevereiro, março e abril, foram marcados pelos encontros dos Diretores Institucionais e Pedagógicos, Orientadoras Educacionais e Coordenadores Pedagógicos, das escolas da Inspetoria Madre Mazzarello, em Belo Horizonte. Os Encontros, foram coordenados pela Assessora de Educação Níbia Tófoli, teve a colaboração direta da Ir. Ivanette Duncan de Miranda, e a participação da Assessora de Ação Social Ana Paula Ferreira.                                                          

Os objetivos dos encontros foram: Compartilhar as diretrizes do trabalho de formação e acompanhamento das escolas pela Assessoria de Educação, com as Diretoras Institucionais e Pedagógicas; Revisar de forma colaborativa os instrumentais para o desenvolvimento do trabalho de orientação nas escolas e oportunizar a vivência de práticas pedagógicas adequadas para o atendimento a alunos com deficiência, com as Orientadores Educacionais e Contribuir com o desenvolvimento de uma prática qualificada da coordenação pedagógica na Escola da IMM, com os Coordenadores Pedagógicos.

Dias 21 e 22 de fevereiro de 2017, no Encontro com os Diretores Institucionais e Pedagógicos, contamos com a participação da Gestora do Polo BH – Rita Jellinek, que apresentou o “Programa Crescer em Rede”, uma proposta da RSB-Escolas, partilhamos o PAT-Plano Anual de Trabalho de cada Unidade Educativa e tivemos algumas apresentações de “Boas Práticas – Fábrica de boas ideias”, uma proposta feita pela equipe da IMM para que, juntas possam publicar cases de sucesso das Unidades Educativas.

Dias 21 e 22 de março de 2017, no Encontro com as Orientadoras Educacionais, contamos a participação de Fabíola Fernanda e Ieda Marisa, do Instituto Ester Assumpção, que desenvolveu a Atividade Vivencial (Monólogo: Encontre o Sujeito), práticas pedagógicas do processo de inclusão escolar e trocas de experiências com base nos casos enviados pelas orientadoras. Foram discutidos também, assuntos sobre a atuação do Orientador e suas atribuições e revisão dos formulários de acompanhamento.

Já nos dias 04 e 05 de abril de 2017, no Encontro com os Coordenadores Pedagógicos, foi realizada a revisão dos formulários de acompanhamento, em seguida foi desenvolvido um Workshop sobre os Desafios da utilização do material didático nas escolas e Boas Práticas no Uso do Material Didático Digital. Finalmente no dia 05 de abril, toda a equipe foi para a Inspetoria São João Bosco, para a apresentação do “Programa Crescer em Rede”, que tem como objetivos: Promover educação continuada para professores do Polo Belo Horizonte para o uso de tecnologias digitais no contexto escolar; Instrumentalizar os educadores com diferentes ferramentas digitais que colaboram para práticas pedagógicas alinhadas à realidade atual; Incentivar práticas colaborativas de uso das tecnologias; Contribuir para a construção de práticas dialógicas entre professores e alunos, sendo os Coordenadores Pedagógicos, gestores desse programa nas escolas.

Os Encontros foram avaliados de maneira positiva, com construção colaborativa e troca de experiências.

Com muita alegria e descontração encerram-se os encontros do 1º semestre de 2017, os grupos demonstraram-se felizes pelos momentos formativos e pela convivência enriquecedora com todos.