FESTA das Jubilandas do ENSA no ano de 2017

Com muita alegria, abraços e beijos, recebemos na Escola Nossa Senhora Auxiliadora de Ponte Nova as/o Jubilandas/o de 20, 25, 30, 40, 50 e 60 anos. De várias cidades de Minas e de outros estados brasileiros aqui vieram para encontrar suas colegas, as Irmãs e funcionários da Escola.          Desde as 8 horas até as 9h30 foram chegando e abraçando suas colegas de turma e Irmãs. Depois se dirigiram ao Refeitório para um gostoso café acompanhado de sucos, bolos e biscoitos gostosos.

Logo depois começaram a fazer a grande fila, a partir das jubilandas dos 60 anos até o casal de jubilandos dos 20 anos. Puxando a fila estava D. Hilda Marques, com seus 95 anos de vida e quase 80 de formatura.

A celebração Eucarística foi linda, os cantos cantados pelo professor Júlio César Valadares. Pe Nilson Guimarães, nosso capelão, caprichou na celebração e, especialmente na homilia, recordando aquelas alunas que entravam pela primeira vez na Escola e que hoje, muitos anos depois, voltaram enriquecidas pela vivência do Carisma Salesiano aqui vivido e agora testemunhado na sua vida adulta. Após a comunhão, Ir. Neuza Maria de Freitas, diretora institucional, cumprimentou as Jubilandas. A presidente da União de ex-alunas/os de Ponte Nova, Maria do Carmo Loli fez um discurso acolhendo estas Ex-Alunas jubilandas. Ir. Antonia Ponzzo Dutra, delegada local da União de Ponte Nova, expressou sua alegria em acolher mais de cem Jubilandas e um Jubilando nesta Escola querida que um dia foi a sua Escola, berço da sua vocação salesiana.

Homenagens foram feitas: a D. Hilda Marques, mãe da jubilanda Maria de Lourdes Marques, pertencente ao grupo dos 40 anos. Por ser a ex-aluna mais antiga, D. Hilda foi homenageada e expressou seus sentimentos por esta querida Escola e sua vivência do Carisma, conservando o mesmo carinho que teve pelas suas mestras, agora representadas nas seis Irmãs FMA que marcam presença em todos os cantos deste imenso colégio. D. Hilda foi catequista por mais de 60 anos...

Maria de Lourdes Marques, Edma Emília Borges Francischini e outras duas jubilandas entusiasmaram a turma dos 40 anos, que compareceu em grande número. Ivete Padovani Mayrink e Maria das Neves Rola Sena descobriram os endereços de quase todas jubilandas dos 50 anos. Foi uma grande alegria! Este grupo dos 40 anos fez homenagem à Ir. Stela, responsável dos esportes e também à Ir. Antonia Ponzzo Dutra, entregando-lhe um lindo vaso de margaridas, porque foram suas alunas de matemática na década de 70.

Pe Nilson chamou duas jubilandas dos 50 anos que foram: uma, sua catequista e outra sua professora nos primeiros anos de vida escolar. Com grande devoção todas cantaram a Consagração a Nossa Senhora. Algumas expressaram seu carinho pela Escola e testemunharam a base sólida que aqui tiveram na educação integral para a vida.

Após a bênção final todos foram para o refeitório para almoçar e continuar a festa. Convém citar que a Edma Emília Borges Francischini foi recolhendo fotos antigas das colegas e preparou um DVD para entregar às colegas, jubilandas dos 40 anos. Antes de deixar a Escola Ir. Antonia projetou as fotos deste DVD e a emoção foi enorme...

 E a festa continuou em dois locais diferentes para as jubilandas de 30, 40 e de 50 anos. Como é bom encontrar, recordar, reviver o tempo passado na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Em seu jardim externo ainda continua de pé a palmeira com mais de 121 anos. E as outras 12, plantadas no centenário da Escola, estão viçosas e lindas, oferecendo um panorama belíssimo para quem visita o bairro das Palmeiras!

Ir. Antonia Ponzzo Dutra

Escola Nossa Senhora Auxiliadora – Ponte Nova

11 de novembro de 2017