Notícias

OS ESCONDERIJOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Explorando e descobrindo.

No mês de março, as crianças do Maternal 2 adentraram em um mundo encantador, o mundo dos esconderijos! Este é o nome de um dos territórios do material Girolhar. Nesse território, a expressão-chave é “Cadê?”, uma junção de quatro letras que carrega muita significação, pois no segundo ano de vida, é nítido o interesse das crianças nos esconderijos. Elas se interessam por objetos cotidianos que podem ganhar outras funções, por brincadeiras simbólicas, pelo brincar de esconde-esconde, por espaços circunscritos e por tantos outros que atraem sua atenção e traduzem a potência de descobrir o mundo.

Sendo assim, concebemos o esconderijo, na pequena infância, como um casulo, espaço de ser. Nesse casulo, também há espaço para investigação, descoberta, conhecimento, aconchego, brincadeira, segurança, aprendizagem e desenvolvimento. O esconderijo na educação infantil é mutante, potente e relacional.

Para dar início às vivências e aventuras desse território, as educadoras proporcionaram experiências significativas. As crianças escutaram a história “Cadê Clarisse?”, de Sonia Rosa, brincaram de esconde-esconde em diversos espaços da escola e, associando ao nome da turma (Turma da Água), participaram de um esconde-esconde inusitado, exploraram e encontraram as letras de seus nomes que estavam escondidas em uma água misteriosa.

 

Professora Jéssica Souza

OS ESCONDERIJOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA (9 Fotos)