ESTREIA 2021

ESTREIA SALESIANA 2021

A esperança nos move: "Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21.5), é o tema da Estreia 2021.

Símbolo da resposta salesiana à atual situação gerada pela pandemia, a mensagem da Estreia 2021 tem como objetivo nos unir como Família Salesiana. Não é possível deixar de considerar que, por muito meses, com maior ou menor intensidade, o mundo e todas as nações ficaram, se não paralisadas (embora muitas ainda o estejam), certamente bloqueadas.

A nossa mensagem neste novo ano evidencia e enfatiza que, diante da dura e dolorosa realidade com as suaspesadas consequências, precisamos continuar a exprimir a certeza de que somos movidos pela esperança: porque Deus no seu Espírito, continua a fazer «novas todas as coisas».

"Pensando na mensagem que pode nos unir como Família Salesiana neste ano de 2021, é impossível não levar em conta que, durante muitos meses, em maior ou menor grau, o mundo, todas as nações, permaneceram, se não paralisadas (embora muitas estejam), certamente bloqueadas”, diz o Reitor-mor no início de seu texto de apresentação da Estreia.

Ao mesmo tempo, “nossa mensagem enfatiza e reafirma que, diante dessa dura e dolorosa realidade, com suas pesadas consequências, continuamos a ter a certeza de sermos movidos pela esperança: porque Deus em seu Espírito continua a fazer ‘novas todas as coisas’”.

Explicando a estrutura da mensagem da Estreia, padre Artime lembra que o próprio Dom Bosco passou por muitas situações difíceis - incluindo uma epidemia de cólera - sem perder a esperança, ao contrário, sempre reagindo e motivando os outros a se ocuparem.

O momento atual, portanto, é a ocasião oportuna para a conscientização e o comprometimento diante de tudo aquilo que, mesmo antes da pandemia, já não estava bem, mas tínhamos nos acostumado: o sofrimento de tantas pessoas, a epidemia de outras doenças menos divulgadas, os danos à criação...

Eis, portanto, que a Estreia servirá para propor uma leitura salesiana dos tempos atuais, para pensar em processos alternativos à cultura dominante, que sejam aptos a realizar uma mudança de valores e de visão. E, para manter a concretude salesiana, ele vai propor, ao mesmo tempo, lugares e situações onde "aprender e exercitar a esperança".

Tudo isso sempre se deixando acompanhar por Maria, "Mãe de Deus, Estrela da Esperança".