Notícias

RESULTADOS REDAÇÃO ENEM 2020

REDAÇÃO ENEM 2020

ENEM 2020

O tema da redação do Enem 2020 foi 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Os candidatos tinham que fazer um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas, apresentando opiniões e organizando a defesa de acordo com um determinado ponto de vista. O desenvolvimento da redação deveria ser feito a partir da situação-problema proposta, com o apoio dos textos motivadores apresentados para ajudar o participante a refletir sobre o assunto. Ao longo da redação, os inscritos precisariam apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução viável de ser aplicada para resolver a questão-problema, era necessário dissertar sobre o assunto proposto, descrevendo e explicando, tentando convencer o leitor com argumentos coerentes, ou seja, que estivessem de acordo com a temática.

É um tema importante, pertinente e dentro do padrão esperado para o Enem, que demandou respostas as mais diversas, e pelas mãos dos mais diversos atores para que fosse resolvida. Neste caso, os candidatos propuseram caminhos para vencer um estigma, para vencer uma marca que complica a vida de tantos brasileiros acometidos por algum distúrbio mental, carimbados como incapazes, incômodos e incompetentes, só para ficar nos adjetivos mais amenos.

A prova de redação do Enem aconteceu no dia 17 de janeiro de 2021, em locais determinados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), através do Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2020, documento que contém as principais informações sobre a aplicação da prova impressa.

As provas do Enem 2020 na versão impressa foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. E na versão digital nos dias 31/01 e 07 de fevereiro.

 

RESULTADOS REDAÇÃO ENEM - PIO XII-BH-MG (12 Fotos)

RESULTADOS REDAÇÃO ENEM - ENSA PONTE NOVA-MG (22 Fotos)

RESULTADOS REDAÇÃO ENEM - I.Aux - Silvânia - GO (8 Fotos)

RESULTADOS REDAÇÃO ENEM - ITV - Uberlândia-MG (20 Fotos)