Notícias

ALUNOS DA CATÓLICA SALESIANA PUBLICAM ARTIGO EM REVISTA INTERNACIONAL

Alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé publicaram um artigo na revista Internacional IJDR (International Journal of Development Research)

ALUNOS DA CATÓLICA SALESIANA PUBLICAM ARTIGO EM REVISTA INTERNACIONAL

Alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé publicaram um artigo na revista Internacional IJDR (International Journal of Development Research) que possui Qualis CAPES A2, sendo a segunda melhor qualificação possível que uma revista pode ter no Brasil. Participaram da elaboração do artigo os alunos Rafael Damasceno Soares, Janaína Fernandes Pinto Crespo e Maria Regina de Farias, todos integrantes do grupo de pesquisa de Psicologia “Tecendo Ideias GPPSI”. Além dos alunos, participaram também o professor Rildo Santos Loureiro, da Católica Salesiana, Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets, da UFRJ e Ana Lúcia Abrahão da Silva, da UFF

Com o tema “A Atuação do Profissional de Psicologia com Pacientes Oncológicos em um Hospital Geral sob a Ótica da Esperança e da Espiritualidade”, o artigo aborda um relato de experiência de natureza descritiva e abordagem qualitativa, a partir da vivência de três estudantes do curso de Bacharel em Psicologia, tendo o período da pesquisa compreendido ao longo de 2019 e início de 2020, em um hospital da cidade de Macaé, que é referência no tratamento oncológico em nossa região.

Para Maria Regina de Farias, o resultado da parceria da Faculdade Católica Salesiana com a UFRJ/Macaé foi de extrema importância para um bom desempenho no estágio. “Foram momentos de aprendizado intenso, onde pude entender e conhecer mais dos pacientes oncológicos em seu convívio semanal”, conta.

“Quando aceitei o desafio de participar do meu primeiro Programa de Iniciação Científica, em 2019, estava cursando o terceiro período e não tinha ideia de como produzir ciência. O aprendizado ocorreu por meio de muito estudo e dedicação. O resultado não poderia ser mais gratificante e desafiador ao mesmo tempo. Tudo era muito novo para mim. Hoje é uma paixão que eu não sabia que existia”, finaliza Janaína Fernandes.

A publicação de artigos científicos em revistas internacionais reforça o papel acadêmico da Faculdade Salesiana junto aos alunos e comunidade acadêmica científica.

 

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana