Notícias

JOVEM CIENTISTA SALESIANO SE DESTACA NA PRODUÇÃO DE ARTIGOS

Após receberem o prêmio de 3º lugar na Feira Estadual de Ciências -XIV FECTI, o grupo de alunos do Ensino Médio, do INSG/Castelo, publicou mais um artigo científico, na Revista /International Journal of Innovative Research in Engineering & Management

JOVEM CIENTISTA SALESIANO SE DESTACA NA PRODUÇÃO DE ARTIGOS

Após receberem o prêmio de 3º lugar na Feira Estadual de Ciências - XIV FECTI, o grupo de alunos do Ensino Médio, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, formado por Laisa Prata Moreira Fernandes, Yasmim Vilela Fraga Vieira e João Victor Jobim de Souza e Silva, publicou mais um artigo científico, dessa vez na Revista “International Journal of Innovative Research in Engineering & Management”, de classificação B4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

No estudo, foi mapeado e analisado o deslocamento da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, que é um importante fenômeno de enfraquecimento do campo magnético da Terra que, entre outras funções, funciona como um escudo para o nosso planeta nas tempestades solares. O resultado do mapeamento pode ser mostrado no deslocamento da anomalia em azul, saindo da África em 1590 e estando na América do Sul atualmente.

O projeto Jovem Cientista Salesiano foi criado em 2018, com o intuito de colocar os alunos do Ensino Médio do Colégio Castelo em contato com pesquisadores doutores da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, e tem como objetivo a produção de trabalhos acadêmicos a serem publicados e divulgados em feiras e eventos. “Tem sido uma grande oportunidade para os alunos e uma grande satisfação para os professores orientadores que presenciam a Ciência como um instrumento de conhecimento. Podemos ver o brilho nos olhos dos alunos e esse é o mesmo sentimento que tivemos quando éramos estudantes, décadas atrás”, explica o Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade Salesiana de Macaé, Prof. Hans Schmidt.

Hélio da Silva Júnior, pai de João Victor Jobim, afirma que o projeto trouxe inúmeros benefícios na vida acadêmica do seu filho. “Meu filho tem desenvolvido interesse pela pesquisa, autonomia em seus estudos, sem contar com a construção de um currículo acadêmico internacional e invejável. Tenho imensa gratidão pelo Castelo e pela Faculdade Salesiana, por desenvolver um projeto com tamanha excelência”, diz.

 “Foi uma experiência enriquecedora participar desse trabalho. Com ele eu pude adquirir conhecimento e ter meu próprio artigo publicado. Acredito que trabalhos como esses agregam e muito no histórico de alguém. Eu me orgulho do grupo de que faço parte, e que mesmo com todas as dificuldades que temos enfrentado em relação à pandemia e às novas ferramentas utilizadas para a aprendizagem, obtivemos resultados extremamente satisfatórios”, relata a aluna Yasmim Vilela Fraga Vieira.

A aluna Laisa Prata Moreira Fernandes carrega consigo um grande histórico de artigos publicados. Ela explica que os projetos de Iniciação Científica têm permitido a ela uma visão de mundo muito diferente. “Fiz pesquisas durante a minha vida acadêmica no Ensino Médio e concluir esta etapa é muito gratificante, pois além de produzirmos artigos com uma base teórica profunda, nós os publicamos em periódicos internacionais e também os submetemos em feiras de ciências, como a FECTI. Estou me sentindo honrada por ter tido apoio da escola. Hoje a pesquisa é uma paixão para mim”, finaliza.

O trabalho pode ser apreciado através do endereço:  https://cutt.ly/fTov6IA

 

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana