Notícias

ISTO É CUIDAR DA CASA COMUM!

Entre os dias 13 e 14 de setembro, mais de 300 estudantes de 21 escolas de Barbacena expuseram trabalhos na IX Feira Científica de Barbacena (IX FECIB).

Entre os dias 13 e 14 de setembro, mais de 300 estudantes de 21 escolas de Barbacena expuseram trabalhos na IX Feira Científica de Barbacena (IX FECIB). Foram apresentados 70 projetos do Ensino Fundamental e Médio, nas categorias didático, construtivo e investigativo, em diversas áreas do conhecimento. Os trabalhos foram analisados por mais de 80 avaliadores da região e visitados por um público flutuante de cerca de 3000 pessoas.

 

A equipe Salesianas - Barbacena, composta pelos alunos, Hélio Gabriel Costa Pires (8º ano), Manuela Maria Alvarenga Moreira (7º ano), Rafisa Viol Lisbôa (9º ano) e Sophia Salgarello (9º ano), orientados pela professora de Ciências, Camila Frizoni Jorge, foi premiada no nível fundamental - investigativo, classificada em 1º lugar.

O trabalho intitulado “PRODUÇÃO DE TINTAS UTILIZANDO PIGMENTOS DO SOLO”, abordou o contexto histórico das tintas, que acompanham o ser humano desde a pré-história. Atualmente, com o aumento da demanda na produção, surgiram alguns problemas ambientais que podem ser evitados e/ou reduzidos com ações e intervenções inteligentes e sustentáveis.

 

A proposta do trabalho foi colocar em prática uma técnica de ECOTINTA, proposta econômica e sustentável que utiliza pigmentos extraídos do solo. O processo aconteceu de forma gradativa, iniciando pela coleta e processamento do solo, seguido da escolha da amostragem e fabricação de tintas à base de pigmentos minerais e adesivo PVA. O resultado foi a produção de diversas tonalidades, ou seja, obtenção de uma paleta incrível de cores.

 

Você também pinta o Meio Ambiente.

Use práticas multicores de preservação e sustentabilidade,

só assim a vida ficará mais bela e colorida!